terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Voltando pra casa!



O ano letivo terminou e parte da missão foi concluída, agora no dia 9 de dezembro estarei finalmente voltando para casa.

Não há melhor lugar no mundo que o Brasil, especialmente a Bahia.

Devo ficar na Bahia até o final de janeiro/começo de fevereiro, depois disso irei voltar para Angola com o objetivo de concluir o projeto.

Novas ideias estão surgindo em todo momento em minha mente e com a experiência deste ano, o ano que vem tende a ser mais produtivo ainda e melhor do que este ano que está no final.

sábado, 20 de novembro de 2010

CIC


O Primeiro Congresso dos Institutos Médios Agrários foi um sucesso! Muitos trabalhos interessantes apareceram neste congresso, seja na forma de pôsters ou como palestras apresentadas pelos alunos ao público.

O Congresso foi realizado no Instituto Médio Agrário de Andulo e contou com a participação de diversos alunos, professores e convidados de todos os Institutos Agrários do país.

No meu caso, eu e o aluno Lourenço Manuel estávamos com um pôster mostrando a situaçao do Lixo Eletrônico em Angola, especialmente em Malanje e no Namibe. Neste trabalho foram mostrados diversos problemas vividos pela sociedade angolana na questão de despejo e acomodação de todo o lixo eletrônico e seu tratamento, além de como é feito com o lixo comum também. Foram pesquisadas soluções em diversos países do globo que poderiam se adequar e solucionar este grande problema ambiental que é o lixo.

Foi um trabalho muito interessante que deu para abrir os olhos sobre este tema, o pôster foi apresentado com muito louvor pelo Lourenço, que irá continuar este trabalho como sua monografia final de curso, o que eu achei muito gratificante.

O Congresso durou 2 dias e ofereceu muitos bons trabalhos apresentados pelos alunos do Instituto, inclusive o IMAM, instituto que eu estou prestando os meus serviços como professor, foi muito bem no congresso e provavelmente será a sede do Segundo Congresso, que acontecerá no ano que vem.

domingo, 3 de outubro de 2010

A importância dos certificados


Bom, hoje irei abordar um assunto muito importante para quem está querendo se qualificar no mercado, os certificados.

Quando a gente é mais novo acha que apenas a faculdade pode garantir um futuro melhor. Não é.

Hoje em todas as áres é necessário, além da faculdade, o indivíduo fazer diversos tipos de atualizações, sejam elas especializações, mestrados ou até doutorados.

Além disso, tem um grande número de contatos para também conseguir encontrar o maior número de possibilidades possíveis.

Mas em informática ainda tem mais, a pessoa deve fazer certificações e para cada especialidade desta área temos diversos tipos e certificados.

Cada certificado pode ser voltado para uma área específica, por exemplo:

MCSE - Certificado voltado para a área de redes de computadores, mais especificamente para a instalação e manutenção de servidores, não só isso como administrar todo um CPD.
MCDST - Complementa as funções do técnico de informática, com este certificado ele tem todas as condições de manter, instalar e configurar aplicativos do Office e do Windows.
ITIL - Voltada para a área de gestão de TI, ideal para o coordenador ou gerente da área de informática, mas o ideal é que todos da área tenham o certificado para compreender como funciona o negócio como um todo.
FURUKAWA - Certificação que objetiva ao profissional saber a instalação e manutenção do cabeamento de redes, voltado especificamente para a camada física das redes.
CCNA - Certificação Cisco, voltada para a configuração de switchs da Cisco e de seus equipamentos.

Existem diversos certificados, como o certificado JAVA, ORACLE, STRUM etc.

Todos eles tem suas especificações e quanto mais um profissional mergulha no mundo das certificações, mais oportunidades podem aparecer para ele, pois uma empresa irá ter certeza que o profissional sabe mexer em uma determinada ferramenta ou negócio, se ele tem o certificado dos mesmos.

Notícias de Angola: Devo voltar ao Brasil dia 9 de dezembro, muitas saudades do Brasil e de Salvador. Não tem melhor lugar no mundo que a boa terra. As aulas praticamente se encerram no dia 5 de novembro, pelo menos para informática. Para as outras disciplinas será no dia 25 de novembro, pois os alunos fazem as provas globais, mas o que é isso?

Existem 3 trimestres, cada um com suas médias.
Após o término do terceiro trimestre é feita uma quarta prova com os assuntos dados no ano todo, esta prova é chamada de prova global, a nota desta prova global será dividida com a média dos três trimestres e, assim, será feita a média final.

Irei começar a variar os asuntos do blog, fiquem conectados!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Chegada em Luanda, Angola



Bom, depois de 15 dias perfeitos no Brasil eu tive que voltar para Angola, pois apesar das aulas terem começado agora no dia 5 de setembro, por contrato eu tenho que ter apenas 15 dias de férias no meu país. Eu não entendi nada... mas tudo bem!

Passei alguns dias em Luanda, a cidade mais cara do mundo.

Vamos transformar em real!

Um OVOMALTINE = 16 reais
Lanche promocional do BOB'S = 30 reais.
Um ALMOÇO = 50 reais, o QUILO.
O cinema = 16 reais (finalmente alguma coisa igual ao Brasil, hein?)
Um SORVETE CASQUINHA = 5 Reais
Um REFRI = 5 reais.

EU FIQUEI UMA SEMANA LÁ, pelo que vocês viram, fiquei um tanto desesperado para ir a Malanje logo, o que aconteceu apenas 5 dias depois de eu chegar em Luanda.

Chegando aqui volto a minha realidade, estamos sem sinal de celular há uma semana e eu estou usando a internet aqui no Instituto rezando pra ela não cair, parece que a empresa vai finalmente resolver essa pendenga de internet.

As aulas oficialmente começaram segunda, mas quase ninguém está aparecendo, provavelmente começaremos realmente as aulas na outra segunda feira!

Um grande abraço para todos, estou com saudades pensando em dezembro!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rio de Janeiro


Sabe aquilo tudo que vc sabe sobre o Rio de Janeiro?

É verdade.

É um lugar maravilhoso, muito bonito e de gente hospitaleira, é uma cidade encantadora e baladeira.

Não fez o frio que eu imaginava que fizesse, talvez por eu ter me acostumado com o clima de Malanje, lá em Angola. A temperatura variava de 16ºC até 26ºC, em Malanje varia de 15ºC até 20ºC, pra ser sincero estou tentando me acostumar com o calor da velha Salvador que atinge normalmente 31ºC...

Fui no Rio com Lailinha e conhecemos diversos lugares, inclusive pontos importantes do calendário mundial como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. A praia é aquela mesma que passam nas novelas da Globo, a única coisa diferente que eu vi, além da areia estar no mesmo nível da rua foi a temperatura da água, ela é muito fria, pois é proveniente de uma grande corrente marítima vinda da Antártida.

A violência também existe, eu soube que no dia que eu passei perto da Rocinha de ônibus, aconteceu aquele sequestro em um grande hotel do RJ bem pertinho de onde passamos de ônibus...

Pois vejam, até aventura eu tenho passado! hehehe

Bom é isso aí, as férias foram boas, mas muito curtas, na segunda feira já estarei de volta a Angola, apesar das aula só voltarem depois do dia 6 de setembro o dever nos chama para ir dia 30 de agosto.

Bom, em dezembro estarei de volta ao meu amado Brasil.

Um grande abraço para todos

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lar, Doce Lar... agosto está chegando!


Olá pessoal!

No fim de agosto até o começo de setembro estarei no Brasil! O trimestre aqui deve terminar próximo do dia 20 e finalmente poderei voltar para casa! Serão apenas 15 dias, mas quero aproveitá-los ao máximo.

Como eu tinha prometido, irei falar um pouco das danças daqui, eu vi pelo menos umas 3, elas se chamam kuduro, kizomba e semba. E sim, o samba veio do semba! O kuduro não tem muita ligação com as músicas de pagode não, parece mais um rap com uma batida de leve ao fundo e uma dança muito louca, que parece mais um sapateado, mas que não lembra em nada os afoxés da Bahia.

Eu imagino que os afoxés e boa parte da tradição africana que chegou ao Brasil veio de outros locais da África. Procurei informações por aqui e descobri que existem muitos poucos aqui e a população local os considera "bruxos" que vivem em comunidades muito remotas e distantes.

E sim, a Copa acabou e a justiça foi feita! Quem mandou eliminar o Brasil, dona Holanda? Agora CHORE!

Abraços!

domingo, 27 de junho de 2010

Ê África!


A África parou, as escolas pararam, as lojas também. Todos se emocionavam com o evento histórico e marcante.

A primeira Copa do Mundo em solo africano.

Pode não estar sendo uma Copa maravilhosa dentr de campo, mas fora dele está sendo um orgulho imenso em África.

Assim como nós, brasileiros, os africanos amam muito o futebol e eu pude ver isto com os meus próprios olhos.

Eles torcem para as seleções do continente, mesmo que seja um país distante, com uma língua diferente, não importa. É África! E agora a África toda é ganesa. Gana tem uma imensa responsabilidade e 900 milhões de corações estão com ela para superar os desafios. A cada jogo surge a possibilidade desta seleção fazer história, como vem fazendo até agora! Com um jogo sufocante contra os EUA, conseguiram vencer.

A África agradece!

O futebol também.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Copa do Mundo!


E aí galera, blz?

E esse Brasil? Por aí eu acho que deve estar a maior festa, aqui teve um dia que não teve aula por causa da Abertura da Copa. Uma coisa que eu fiquei muito surpreso foi seguinte, a maioria dos angolanos que eu vi por aqui estavam torcendo pra os times africanos e para Portugal. Vi muitos poucos torcendo pra o Brasil, na verdade muitos até torciam contra! Mas não sei se era pra sacanear os professores ou se eles torciam contra de verdade...

Bem, eu e os brasucas daqui fomos num restaurante chamado Triângulo, um dos mais badalados da cidade, e um dos únicos, e estamos dando sorte para o nosso Brasa! Nos dois jogos que fomos foi só cacete nos adversários! 2 x 1 na Coréia do Norte e 3 a 1 contra a Costa do Marfim, com direito a muito barulho, cantoria e mini vuvuzelas!

Vamos torcer para que essa sorte continue até o fim e a gente leve esse Hexa!!!!

Abraços e até a próxima!

sábado, 29 de maio de 2010

N'Dalatando, Kwanza Norte






















Olá pessoal!

Província de Kwanza Norte, sua capital é N'Dalatando. A cidade está em fase de reconstrução, possui um cinema (que não funciona) e um belo Jardim Botânico.

A cidade é um pouco menor que Malanje, mas no geral é praticamente a mesma coisa. As novidades que surgiram la foram as primeiras agências do banco Sol e do banco BIC, com isso os colegas de N'Dalatando não precisam mais percorrer a distância de 200km para ir a Malanje!

O instituto é muito bem equipado e "apetrechado", pelo que eu entendi todos os institutos médios agrádrios estão no mesmo padrão que o de N'Dalatando, o único diferente é o IMAM, pq foi feito com arquitetura italiana e, se não me engano, foi o primeiro instituto do projeto do Ministério da Educação.

Com uma curiosidade, o instituto virou base militar durante a guerra civil.

Até a próxima!!

sábado, 17 de abril de 2010

Um pouco de aula!




Hoje participei de uma aula especial junto ao professor Flávio, de Inglês.
A gente criou uma aula em que os alunos iriam aprender os termos da língua inglesa na informática.

ENTER, DELETE, ESCAPE, HARWARE, SOFTWARE... enfim, a informática está cheia desses termos. As vezes nós utilizamo-os, mas nunca sabemos o que a palavra significa realmente.

Essa foi a idéia base para fazermos esta aula especial.Muitos alunos começaram a entender conceitos que não sabiam antes, com certeza após essa aula a compreensão deles irá aumentar, pois agora eles sabem o que significa cada palavra daquela que aparece no teclado.

A foto acima mostra o momento em que eu estou explicando uma dessas palavras e, sim, eu estou usando uma BATA. No Brasil é chamado de JALECO.

Bom, é isso aí. Sinto falta de todos! Um grande abraço!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Um pouco de História...


Malanje é capital da província de Malanje, Angola.

Possui cerca de 200.000 pessoas e é parte ativa na história do país.

Foi daqui que surgiu a revolta que deu origem a independência de Angola com relação a Portugal.

É uma cidade que está em fanca recuperação, ela foi muito danificada durante a guerra civil que foi instaurada logo após a independência do país.

Quando Angola ficu independente, os dois principais grupos, MPLA e UNITA queriam liderar ao mesmo tempo o país. Como todos nós sabemos, cada país possui apenas um presidente, rei, imperador etc.

Neste caso é presidente mesmo. Como não houve concenso, iniciou-se uma guerra civil que só veio terminar em 2002 com o suicídio do líder da UNITA. (Se eu errei alguma informação e algum angolano estiver lendo, por favor me corrija! ehehhe)

Agora a cidade está em franca expansão, segundo informação do pessoal que mora por aqui, a cidade está mudando muito. Em apenas 3 anos já se pode sentir diversas mudanças. Mas ainda há muito a melhorar.

Já o Fábio aqui continua dando aulas no instituto e participando de diversos projetos.

Qualquer nova informação, vcs serão os primeiros a saber!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Demora e trabalho

Olá pessoal,

Primeiramente desculpem a demora, o trabalho realmente começou e não tenho muito a dizer.

No momento estou dando aulas para Instituto Médio Agrário de Malanje e também fazendo projetos pela empresa OK Technology, como consultoria.

As aulas estão indo bem, a maioria dos alunos são interessados, mas sempre tem aquele engraçadinho na sala que a gente tem que dar um sermão, nada além do normal.

O engraçado é que, como tem muita novela brasileira aqui, eles tentam imitar a gente.

Um aluno olha pra mim e fala "e aiiii caraaaaaa", vc torce pro "fogão, mengão ou verdão?", quando eu falei Bahia parecia que eu tinha xingado o coitado.

Falando em times até agora eu vi 3 camisas do Flamengo, 1 do corinthians e 1 do vasco sendo usadas por angolanos. Além de 3 do BAHEA usadas pelso brazucas. Até aqui os vices são minoria! ehhehehheh até agora só vi uma torcedora do time de Canabrava.

No mais, está tudo bem e tranquilo por aqui. Tento passar o tempo sempre me ocupando com alguma coisa. A saudade é grande.

Um abraço para todos

Mô, faltam só 4 meses praticamente viu!? :)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Viagem as Quedas de Calandula (Ocorreu no mesmo dia de Pungo Andongo, mas só pude arranjar um tempo para registrar hoje)

Chegamos a um local que lembraria as cachoeiras de Iguaçu, mas em menor escala.

Muito bonito, grandes cachoeiras caindo no solo, consegui com muito sucesso colocar uma foto no orkut, quando essa net melhorar vou colocar o resto!

De lá fomos para outra cachoeira, mas foi quase um Rally, 8km de uma pequena estrada toda esburacada e o carro só fazia pular. Passamos por trÊs comunas (comunidades de casas de palha, onde o líder de cada uma é chamado de Soba), até que, finalmente, depois de muita luta chegamos na cachoeira.

A cena lembrava um pouco a Chapada Diamantina, uma bela cachoeira para tomar banho.

Me aventurei ao subir nas pedras até chegar na área de banho... água geladíssima!

Mas foi muito bom, apesar da água muito gelada!

Com certeza, no futuro, quando o país se abrir mais para o turismo, esse será mais um local muito visitado e apreciado!

Bom, estou escrevando pouco ultimamente pq estou elaborando aulas, provas, estou e alguns projets também, então não está tendo muita coisa em especial.

Estou fazendo uma pesquisa aqui sobre as danças locais... algumas eu já sei, mas n sei o nome.

O povo fala muito de uma chamada TARRACHINHA, que eu não vou dançar aqui! Só no Brasil com minha noiva! hehehehe

É mais ou menos assim: o car afica parado e a mulher rala pelo corpo dele todo!

Tem outra chamado milindro... ops! Fica pra o próximo tópico!!

Saudades de todos!

Lai, te amo!!!

Família, amo vcs!

Amigos, saudades!

Abraços!

terça-feira, 9 de março de 2010

Viagem a Pungo Andongo

No domingo eu e alguns colegas de Benguela viajamos para Pungo Andongo, mas que diabos é isso!?

Bem, imaginem algo como a Chapada Diamantina, não exatamente igual.

Na verdade são pedras muito grandes, gigantescas, que ficam aqui na província de Malanje, ficam a menos de 100km da cidade de Malanje e era uma boa pedida para um dia de domingo, portanto fomos lá.

Subimos em uma das grandes pedras, realmente é uma coisa de outro mundo.

Lá de cima pudemos ver a pequena vila logo abaixo das pedras, acompanhada de mais um monte de outras pedras grandes, da vegetação angolana e, ao fundo, o Rio Kwanza, o maior de Angola.

A subida foi um pouco cansativa, ainda mais para um cara muito "leve" como eu, mas a vista é fantástica!

Lá, existe uma "mandinga" quem não fizer um montinho de pedra para comprovar que foi lá, dá azar.

Então, fiz um pequeno monte para que nada aconteça, né!?

Aqui em Malanje é frio para os padrões soteropolitanos, as temperaturas variam de 18º até 25º, mas eu já soube que a partir de maio fica mais frio ainda... medo.

Bom é isso, de resto tá tudo fixe!

PS: Tô ouvindo um rap angolano e moçambicano, a maioria é rap romântico. Imaginem os cara com aquela cara de mau, cantando musicas românticas. Mas o som é massa.

Eu não podia deixar de fazer uma HOMENAGEM aos meus queridos leitores que torcem pro vice, BORA BAHÊA!!!! ^^

quarta-feira, 3 de março de 2010

A escola de Angola, algumas diferentes da brasileira!

Pessoal, comecei as aulas e posso dizer algumas diferenças entre os alunos brasileiros e angolanos.

Todos usam guarda-pó e gravata.

Não tem unidades, são trÊs trimestres.

No caso de informática basta somar tudo e dividir por 3 para ter a média. Mas nos outros cursos eles tem que fazer uma prova global.

A nota vale 20.

Eles raramente levantam das carteiras e respeitam muito o professor.

Por enquanto é isso!

terça-feira, 2 de março de 2010

Algumas curiosidades

Os interruptores ficam do lado de fora dos quartos, banheiro etc.
Existem 2 banheiros, um do chuveiro e outro da privada!
Cozinha não tem armários, biscoitos, pratos, copos e os equipamentos de uso em casa ficam em um armário na SALA. Quando puder tirarei algumas fotos pra mandar.
Muitos produtos são importados de Brasil, África do Sul, Portugal e países árabes.
Angola é campeão Africano de basquete!
Eles gostam de futebol e basquete.
Vi camisas de Flamengo, Vasco e de muitos clubes europeus sendo usada por angolanos.
Além de mim, vi outro baiano com a camisa do Bahêa.
Camisa aqui é camisola
Leite Ninho é leite Nido.
Aqui vende BONO, Nescafé, Ypê e Nova Schin!
Tomei uma cerveja chamada CUCA, muito boa. Parece q é feita pelo pessoal da Heineken.
NÃO VI LADRÃO NA CIDADE, vi gente largar porta de casa aberta e porta de carro aberta e ninguém fazer nada.
Seguranças usam metralhadoras, nada de pistolinha e cacetete.

Bom por enquanto é só, em breve lançarei mais curiosidades!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Chegada a Malange

Após algumas horas, exatamente umas 5 de carro vindo de Luanda, cheguei a Malange. A maior parte da estrada está excelente pois está sendo construída por chineses.

Conversando com o motorista angolano cheguei a conclusão que os chineses são a maioria em termos de estrangeiros, seguidos por brasileiros, portugueses e cubanos.

Cheguei ao instituto e levei uma surpresa, ele é melhor que muita faculdade que eu já vi e é uma escola pública! Bem "apetrechada" como dizem aqui, funciona alimentada por um gerador.

Este gerador é desligado quase sempre 1h da manhã, a luz ainda está chegando nesta região, pois com a guerra muita coisa foi perdida e agora está sendo recuerada com invesimentos.

A internet aqui é muito lenta e cai bastante, mas sempre que for possível estarei aqui atualizando as informações.

Laila, te amo!

Mãe, pai, renatinha e todos, a saudade já tá batendo!

Até o próximo post!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Viagem para Angola, como foi...

Salvador, 08:00, fiz o check-in e partimos para o Rio às 09:10.
O vôo foi mito tranquilo, cheguei ao Rio Às 11:30 e almocei.
13:30 fizemos o check-in, mas o mais engraçado é que o vôo só saía Às 18;30...
Bom, demos entrada com os passaportes às 16:30 e o vôo saiu as 18:31 conforme o planejado. Tudo realmente muito tranquilo e seguindo o horário.
Cheguei em Luanda Às 06:20, no horário local, a imigração carimbou o visto e entramos no país.
Não vi nenhuma moriçoca ou mosquito, os carros da cidade são de deixar os carros brasileiros no chão e existem muitas construções na cidade e também muitas favelas, assim como nosso amado Brasil.
Enfim, é um país que está buscando um futuro melhor e está, aos poucos se reconstruindo. O povo angolano é muito receptivo e atencioso, estou gostando muito da estadia.
Amanhã irá ter uma reunião com o pessoal da empresa e no domingo será minha ida para Malange. COmo oaeroporto de la está em reforma irei de carro. Assim conhecerei melhor o país fora de Luanda.

Depois verei se postarei algumas fotos.

Por enquanto é só!

PS: Aqui tem Globo Internacional, Ivete, Turma da Mônica, Xuxa e Sasha... heheheh

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cheguei!

Pessoal, estou em Luanda no momento, cheguei tem poucas horas e ainda não dormi.

Provavelmente colocarei mais informações depois, pois agora estou com sono!

Abraços!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Viagem confirmada

Quinta-feira! Estarei indo para o Rio e de lá para Luanda.
O legal é que de Luanda para Malange eu irei de carro! Será uma boa oportunidade para já me adaptando ao país.
Malas prontas, apenas aguardando a quinta chegar para poder viajar e começar o trabalho.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cartórios



Finalmente!

Pessoal, eu simplesmente não estava mais aguentando, fui em uns 4 cartórios diferentes. Cada um com uma regra específica, horário diferente de abrir etc.

Sem contar com a demora!

Mesmo ligando pro Núcleo de Atendimento Jurídico e eles me informando que o horário era de 8 até 17, tinha cartório que só abria 12:00, outros só entregavam a senha de manhã e começavam de tarde, etc.

Bom, mas o que importa é que eu consegui realizar todos os problemas relativos a documentação e só falta entregar para a empresa de documentação.

Pelo que eu estava vendo, provavelmente irei para Angola depois do Carnaval...

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mudança de cidade!


Olá pessoal!

Recebi informações que não irei mais para o Sumbe, agora irei ministrar as aulas de informática no Instituto de Malanje.

A cidade fica na província de Malanje, no norte de Angola e uma pequena parte dessa província faz fronteira com o Congo.

Estou resolvendo diversos problemas burocráticos no Brasil para deixar tudo pronto para a viagem.

Por enquanto é só, um abraço!

domingo, 17 de janeiro de 2010

A Proposta e as Férias


Estou de férias dos meus empregos no momento, recebi uma proposta no mínimo intrigante...

Trabalhar em outro país como professor de Informática. O país é Angola, fica no Sudoeste da África, perto da Namíbia e Rep. Democrática do Congo.

A cidade, especificamente, se chama Sumbe (Ponto vermelho na imagem acima). Possui uma população de aproximadamente 218.000 habitantes e é a capital da província de Kwanza-Sul.

A função do cargo é passar a experiência e as tecnologias da área de Informática e Telecom para a população local, com o objetivo de deixá-los independentes nesta área a longo prazo. O país se livrou de uma guerra civil em 2002 e está começando a demonstrar um grande crescimento, as cidades estão sendo recnstruídas e pessoas de todo o mundo estão indo para lá trabalhar e, também, ajudar a população local.

Estou ainda pensando, mas estou tendencioso a ir para lá. O prazo máximo deste trabalho é de 3 anos e poderei voltar pra casa de 6 em 6 meses. Vamos aguardar os próximos capítulos...

Sobre as férias:

Esta sendo muito relaxante! Virei o ano novo na ilha de itaparica, no condomínio Arauá e vi belos fogos de artifício na virada do ano. No começo do mês eu e minha noiva fomos para Morro de São Paulo, onde passamos 3 dias muito divertidos.

Por enquanto é só! Em breve postarei mais mensagens!

Abraços!